quinta-feira, 27 de maio de 2010

AQS e Bomba de Calor (sistema alternativo)

Boas a todos!

A obra prossegue e tenho para mim a sensação (terrível…) que estamos a entrar naquela fase onde muita coisa tem de ser decidida, e que qualquer decisão tomada (ou mal tomada) terá um impacto bastante relevante não só naquilo que pretendemos da construção da casa, como também a nível orçamental.

De facto, existem muitas coisas (e que hoje estou em condições de afirmar) que não são muito fáceis de estarem definidas aquando do arranque da obra, pois ao longo do progresso da referida obra, bem como com o nosso amadurecimento, experiência, sentir o espaço, novas soluções e mesmo o mudanças de gosto, condicionam e e adiam para esta altura uma série de decisões. Mas é para isso que cá estamos!

Fechado foi entretanto o sistema de AQS que será de circulação forçada e que irá ser composto inicialmente por um “Kit Evosolar Plus – Bomba de Calor para AQS”, que inclui o acumulador de 300L de uma serpentina com a referida bomba de calor, 2 colectores de 2,0m2, estrutura de suporte, válvula de segurança, centralina e kit de bombagem, vaso de expansão de 25L e respectivo suporte de fixação, misturadora termostática, glycol e acessórios de montagem.

evosolar

O sistema irá ficar também preparado para expansão para receber  mais um depósito de 500 L, sendo que nessa altura ambos os depósitos usufruirão da mesma bomba de calor através dum permutador. Claro que nessa altura, o número de colectores solares também está previsto passar dos actuais 2 para 5 ou 6. (o espaço para eles fica desde logo previsto e preparado).

O arrefecimento dos colectores solares será feito através do recurso à piscina quando esta existir (levando a que a água inclusive aumenta uns 2 a 3 graus).

Espero que a bomba de calor em caso de necessidade tenha um custo energético cerca de 3 a 4 vezes inferior aos sistemas alternativos convencionais (por exemplo, resistência eléctrica).

Como características da Bomba de Calor:

  • Acumulador em aço vitrificado pelo método flow coating (850º);
  • Flange frontal de 134 mm integrando com um condensador em cobre estanhado;
  • Versão serpentina simples (W) ou dupla (WW) com permutador optimizado para uma máxima permuta e redução de calcário;
  • Ligação para uma sonda versão W e duas sondas versão WW
  • Ânodo de magnésio;
  • Isolamento em poliuretano expandido (PU) de elevada espessura isento de CFC e HCFC;
  • Revestimento externo em material plástico (PVC);
  • Pés de apoio reguláveis;
  • Gás ecológico R134a;
  • Resistência eléctrica de 1,5 kW 230 V (para eventual sistema de apoio)
  • Painel de comandos completo de sinais luminosos para comandar a bomba de calor, resistência, termóstato regulável, termómetro.
  • Dispositivos de segurança para alta e baixa pressão;
  • Compressor DANFOSS para o máximo silêncio de funcionamento;
  • zVentilador axial EBM de 650 m3/h.

Quanto a especificações técnicas:

evosolar2

1 abraço

RG

5 comentários:

Filipe Liz disse...

Boa tarde

Parabens pelo blog, tinha uma pergunta é o construtor que vai fazer a instalaçao ou é um empresa especifica nisso?

Se for a 2º podia dizer a volta de que valores anda?


Obrigado

Boa sorte

Monte do Regato disse...

Boas Filipe,

O construtor assegura as infra-estruturas de acordo com o que o instalador pretende, e depois o instalador é que faz a instalação do sistema.

QUanto a valores, tudo fica cerca de 5800 €.

1 abraço e obrigado

MdR

Filipe Liz disse...

Pois, eu tambem estou em fase de começar a construir uma moradia.

Mas ainda tenho umas duvidas, e depois de ja ter dado o alvara a um empreiteiro, acho que vou terminar com ele, porque nao nos entendemos em relaçao a valores.

Eu tinha uns orçamentos de caixilharia e paneis solares bem abaixo do preço dado por ele (e BEM melhores) , e ele nao aceita que outros entrem na obra dele, a nao ser os da confiança dele.

Monte do Regato disse...

Pois, isso foi uma das coisas que assegurei logo junto do meu.

Assinou algum contrato?

1 abraço

Filipe Liz disse...

Ainda nao, o gabinete de arquitetura ficou de entregar a um advogado para o redigir e ainda nao nos encontra-mos para o assinar.