sábado, 19 de dezembro de 2009

Nova perspectiva e reunião de obra!

Boas a todos!

Mais um fim-de-semana, mais uma visita! E esta foi “estilo reunião- de-obra”, prática que quis implementar com pelo menos a frequência mensal, reunindo com a Arquitecta e com o Empreiteiro.

Diria que foi excelente e produziu igualmente excelentes resultados, onde uma das questões que mais me afligia, que seria a impermeabilização dos muros de suporte que ficarão literalmente enterrados.

HPIM4036
HPIM4037
 
A solução discutida hoje, deixou-me bastante tranquilo, pois vai reforçar a impermeabilização na zona onde o muro de suporte estará enterrado, pois irá ser feito um segundo muro mais afastado, procedendo-se à impermeabilização de ambos os muros, e entre eles haverá lugar à colocação de gravilha e a meio a colocação de uma caleira para drenar a água que se venha ainda assim a infiltrar que será expelida pelos extremos da casa.
 
Neste contexto, falta decidir a solução que “tapará” aquela caixa formada pelos dois muros, para que seja eficiente e em simultâneo esteticamente “aceitável”.
Algumas falhas pequenas relativas ao projecto foram identificadas e tomadas notas tendo em vista a sua correcção e assegurar a “sincronização” entre nós, Arquitecta e Empreiteiro.
 
Posto isto e, com a lage prestes a ser betonada (segunda feira já não ia ver o ferro), tive um “cheirinho” do que será a vista a partir dos quartos superiores. Assim sendo, a partir da suite, deverei ter qualquer coisa + 15 cms tipo isto:
 
HPIM4029 HPIM4035
 
Dos outros dois quartos, mais coisa, menos coisa, acho que posso contar com isto:
HPIM4030 HPIM4031

As escadas, vêm parar “aqui”:

HPIM4041 HPIM4043

Para terminar em beleza, uma foto a um belo de um sobreiro:

HPIM4065 HPIM4070

1 abraço

3 comentários:

afsantos disse...

O sobreiro que plantei há uns 2 meses, quando tiver 30 anos deve de estar igual a esse da foto lol :)

Tens de me dar o teu mail.

Abraços

Filipe

Patricia disse...

E nessas reuniões de obra não aprende umas palavrinhas novas para partilhar?!?!?!? Ai que saudades do meu empreiteiro que dizia semnpre umas pérolas lindas para o meu novo dicionário Trolho-Português...

Kabe90 disse...

...um 2º muro ???? em betão ????
... e os custos inerentes ???

...o sistema homologado da "IMPERALUM" não chega?
...com Drenagem periférica na base da sapate, em Geodreno?

pelo interior... o projecto já contempla parede de alvenaria, isolamento térmico, com caleira e caixa de ar ?...

...foi verificado o nível freático?
...existe algum "rio subterrâneo" que seja "cortado" pela implantação da actual estrutura da cave ?...

...ou as águas encontradas são meramente superficiais, da precipitação da chuva sazonal e sitemas de rega dos arranjos exteriores envolventes?

...o 2º muro, foi objecto de cálculo?... (é que deveria dar as mesmas dimensões do 1º, de modo a suportar os esforços das terras...com um inconveniente...não tem uma laje do Rch a fazer o travamento...)

cump,
Carlos silva