quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Que Cimalha / Beirado, eis a questão…

Bons dias caros amigos!

Depois daquilo que foi o “primeiro” grande desafio de indecisão, criado positiva e construtivamente pelo empreiteiro, eis que chegámos ontem a uma decisão.

Tomei em consideração os simpáticos comentários aqui deixados e nunca olhei tanto para beirados e cimalhas na minha vida como nos últimos 4 ou 5 dias.
 
Depois, ainda houve a opinião da arquitecta “esse não funciona bem”, “esse é complicado e é feito manualmente, pois não existem moldes”, blá, blá, blá.
Ou seja, numa primeira abordagem, tínhamos acabado por nos decidir pela seguinte cimalha / beirado, que era uma solução perto daquela que estava considerada em projecto:
 
image
image
 
Contudo, ao que parece esta é feita tipo “manualmente” não existindo moldes, o que podia segundo a arquitecta e o empreiteiro, correr mal, e seguramente era um “pouco” mais cara.
Lá voltámos para trás para olhar para as outras opções que tínhamos visto:
 
Com “dois degraus” invertidos:
image image
image image
 
Com “um degrau” apenas invertido, o que diga-se de passagem agradou-me bastante também:
image image
 
Mas a Arquitecta…. hmmmm… isso às vezes não resulta bem, e tendo em conta o tipo de projecto….
Apesar de sermos os “donos da obra”, gosto de reunir o consenso procurando uma solução em que estejamos todos confortáveis: eu, a esposa, a arquitecta e o empreiteiro. “Porreiro pá!!”
 
Assim, o vencedor, acabou por ser um… sem cimalha e com duplo beirado, próximo do beirado à antiga portuguesa, que curiosamente, era já as imagens que tinha como referência para as telhas (canudo, com 4 tipos de tonalidades misturadas) no documento sobre a descrição dos acabamentos que produzi, e que o empreiteiro confrontado com ele e com o projecto perguntou: “Mas qual é que você quer?”. Diria que foi oportuno…
 
image image
image image
 
Bom, já agora, deixo a imagem do telhado de como será (Canudo Branco, Branco Envelhecido, Sintra, Vermelho Envelhecido):
image
 
E pronto. Foi assim a aventura das cimalhas / beirados! E já agora, fica a merecida referência ao monte que nos ajudou a descalçar a bota: “Herdade do Reguenguinho”!
1 abraço

3 comentários:

Rogoneto disse...

Há festa no Monte,
Com trinados contentes...
São dos passaritos
A saudar as gentes...

Vão ter beirados bonitos,
No Monte de gente amiga,
E dão-nos as boas vindas,
Com suas belas cantigas.

A ideia dos duplos beirados,
Uma escolha poética e feliz
Que em dias de sol doirados,
São os passaritos, quem o diz...

O Capataz,

Anónimo disse...

Ói Miguel, Raquel e Catarina! Estive a dar uma espreitadela na vossa casa e está o máximo!! Qualquer dia não a conhecemos! Temos que ir lá fazer uma visitinha! Vamos lá deixar que o tempo deixe de pingar tanto!
Desejamos para todos um Belíssimo 2010, cheio de passarinhos a chilrear nos beirais duplos do vosso monte! Bjos tia Ivone

Anónimo disse...

Olá, foi com grande prazer ter encontrado o seu blog. Parabens pela bela obra.
Nos estamos na fase de (indecisão) sobre o beirado, cimalha para a nossa nova casinha no algarve.
Tenho uma pergunta sobre o beirado duplo. Qual é a distancia entre as fiadas de telhas? (fundo do fiada de cima até o fundo da fiado de baixo)
Obrigado e abraço