terça-feira, 26 de janeiro de 2010

O primeiro “contratempo"!!!

Boas caros amigos!

Pois é. O entusiasmo é de tal ordem que andei 7 dias para ver o primeiro contratempo com, digamos, considerável relevância.

É o que acontece quando se muda o âmbito no curso de uma obra e não se faz ou regista a respectiva alteração, para que depois possamos fazer o adequado seguimento.

Lição aprendida!! Já criei aquilo que passei a chamar de “Registo de alterações”!

Então qual foi o contratempo? Tectos do piso superior. Projecto prevê que sejam direitos. Mais tarde decidimos que fossem inclinados para aproveitar a inclinação e colocar uns barrotes de madeira. Ficou tudo acertado só que… nunca mais se falou no assunto, e agora, os tectos estão direitos.

Barrotes em tectos direitos, para mim estão fora de questão, a não ser que me consigam convencer muito bem. Este é para já o problema. Amanhã é um dia importante, pois vai haver reunião de obra com todos os entendidos para se tentar encontrar a melhor solução, sem passar por destruir TUDO o que está feito, sem nunca colocar em causa a segurança e estabilidade do edifício naturalmente.

Sem stress. O “choque” inicial já passou, o que importa é uma boa solução que garanta sempre os pressupostos anteriores.

Aparte disso, lá continuou a avançar em bom ritmo a obra. Massas já começarem a ser colocadas nas chaminés, escadas concluídas, mais paredes interiores e…muita lama. Muita mas mesmo muita lama. Quem quiser barro que me envie um email que eu arranjo.

Umas fotos do que foi registado esta semana:

HPIM4321 HPIM4324
HPIM4328 HPIM4339

Uma alteração que também está na calha, são as janelas da sala, pois parece-me que são “pequenas” para a sala. A arquitecta também partilha da mesma opinião e vai estudar uma solução que passe por uma melhor distribuição das janelas ou inclusão de mais uma. Logo se verá!

Tempo ainda para deixar uma nota negativa à EDP. Os maus vícios instalados nas empresas “quase” monopolistas vingam no nosso país.

Além de terem levado uma eternidade para fazer o orçamento (45 dias?), aqui o idiota ainda adudicou a eles a obra da puxada, tendo pago o respectivo no dia 17/12/2009. Mais de um mês passou, e a resposta até ao momento não podia ser mais subjectiva e numa base diária é dizem que no sistema está “zona inacessível ou obstruída”.

Já lhes perguntei qual é a obstrução, se é um meteorito, um avião, um comboio, um contentor, mas ainda devem estar a analisar a forma para me dizerem que objecto é esse que lá se encontra.

Seja como for, a “talho de foice”, resolvi eu tirar uma foto para fazer a reclamação por escrito com a respectiva, e perguntar (e já agora pergunto a vocês) onde está a obstrucção!! Haja paciência.

EDP

Ops…Olhando para cima, isto hoje foi um pouco comprido. Sorry. Em breve, mais novidades!

1 abraço

6 comentários:

Cafe Veneza disse...

“Registo de alterações”!
Gostei dessa ideia, começar a apontar certas alterações para depois não esquecer.
Estou ancioso por ver a minha nesse ponto :)

Quanto à EDP, o que se pode fazer? sempre a mesma coisa. A ver se tenho mais sorte já que aqui não é a EDP.

Continuação de Boa obra...

Miguel Ribeiro e filhos disse...

Como bem assinalou o Flávio, um registo de alterações é uma optima ideia! Nós também ja fizemos algumas e com o andar da obra aparecerão outras para fazer, mas todos nos partimos com a ideia de que tudo tinha sido planeado ao mais pequeno pormenor. O electricista ja começou os trabalhos? O meu ja me fez definir eos pontos de luz do r/c, coisa que pensava que fosse muito mais tarde. Aconselho a pensarem já no assunto, se é que nao o fizeram.

Monte do Regato disse...

Boas Flávio,

Na próxima publicação, deixo aqui o ficheiro criado para quem quiser usar ou tirar idéias. Para já, foi um esboço e que serve já o seu propósito :)

Quanto à EDP, para já levam comigo e com algumas reclamções. Já fiz duas. E vou ser pior que carraça: não largo :D

Obrigado e um abraço

Monte do Regato disse...

Boas Miguel,

É verdade. E bem que a arquitecta me avisou logo "existem coisas que só em obra nos vamos aperceber que existem melhores soluções, ou que a opção tomada não é a melhor"

Isso aconteceu para já com as janelas da sala e já hoje, com ela na obra, as janelas (da sala) vão ser ampliadas em cerca de 30cms para cada lado!

Quanto aos pontos de luz não, o empreiteiro diz que ainda vem "longe" esse momento (por um lado, ainda bem, pois o tempo está escasso), embora na planta, já começei a assinalar alguns (bem como potenciais passagens para cabos de câmaras de vídeo, para o caso de querer colocar um sistema de CCTV mais tarde... sabe-se lá)

A minha guerra para já é mesmo com a EDP: preciso de ter electricidade na obra e nada. Está paga a puxada, mas... eles não fizeram o trabalho.

Enfim, disseram-me para telefonar na sexta-feira.

1 abraço

HM disse...

Bem que vontade de ver a minha nesse ponto, fazem muito bem em registar essas alterações assim não ha duvidas...

Andy Walker disse...

Hola, yo visto tu comentario en la pagina forum de casa donde tu poner los precios de ventanas.
Y despues yo visto tu blog de las casa en obra - muy preciosa.
Somos importadores de ventanas y puertas de las marcas brügmann y rehau en España y Portugal.

ver nuestra pagina ruizywalker.com por mas datos. Nuestro precios son muy competitivos.

Un saludo

Andy Walker